Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Região do Campo das Vertentes - Queijo Catauá

Cód. Barras:

Queijo conformado no município de Coronel Xavier Chaves, região queijeira do Campo das Vertentes, mais conhecida como região da mantiqueira. Os nomes Vertentes e Mantiqueira se confundem por um fato bem simples: Campo das Vertentes são os campos onde as vertentes da Serra da Mantiqueira começam a se pronunciar.

O rebanho do Sítio do Coqueiro, cuja produção é administrada por João Carlos Dutra e sua filha Mariana, é composto apenas por bovinos da raça Jersey em pastos a 900 metros de altitude, o que confere característica amanteigada ao sabor e textura cremosa na boca.

A propriedade não utilizada herbicidas, apenas adubação orgânica do solo. O controle de parasitas do rebanho é feito com fitoterápicos e homeopáticos. Além disso, os administradores transferem tecnologia para os pequenos minifúndios vizinhos a fazenda, incentivando a produção do queijo minas artesanal.

Inspirado na escola Francesa, que soma controle sanitário e leite cru na produção, o Queijo Catauá é um representante de destaque dentre os queijos mineiros de leite cru. A produção na região remonta ao século XVIII. O queijo Catauá é ligeiramente ácido, levemente salgado e possui olhaduras mecânicas e secas características.

Produto esgotado

Detalhamento

Ficha Técnica:

Terroir ~ microrregião do Campo das Vertentes
Sítio do Coqueiro ~ Coronel Xavier Chaves
Queijo de vaca ~ leite cru ~ massa prensada
Casca lisa

Peso: entre 1 e 1,1 quilos
Maturação: acima de 22 dias

 

 

Imagens ilustrativas. Variações de aspecto e peso são naturais, afinal é isso que se espera de um queijo artesanal.

Valores referentes a um, meio ou ¹/4 do queijo da manhã do Sítio do Coqueiro (ref. CAIL manha).

ALERGICOS – CONTEM LEITE cru, economia familiar, comercio justo e muita história.

Fotos e texto: Armazém São Roque – direitos reservados. Cópia não permitida e protegida nos termos da lei de propriedade intelectual.

Armazenamento

 

Geladeira

Geladeira:

Envolva a peça em papel manteiga, coloque em um pote com tampa e coloque-o na parte baixa de sua geldeira.

 

 

 

TEMPERATURA AMBIENTE

Temperatura ambiente:
O queijo de leite cru é um alimento vivo e em constante maturação. A melhor maneira de conservar um queijo é em local fresco e arejado, ao abrigo da luz e de grandes variações de temperatura.

R$ 0,00